Dicas para deixar seu blog mais rápido

Aguarde - Carregando página
loading-progressbargreen
(calma! é apenas um .gif …. hehehehehe!)
Olá!
Um dos grandes problemas dos blogs hospedados no blogger/blogspot (alguns em WordPress também) é que com o tempo, eles vão ficando pesados, demorando cada vez mais para abrir a página.


As causas são variadas: pode ser um template mal planejado, pode ser um código CSS não otimizado, ou muitas widgets na sidebar, imagens com tamanho de arquivo grande, javascript, flash….
loading-IE Tenha em mente uma coisa:

Ou o seu blog abre rápido mesmo em conexão discada,

Ou você pode deixar de ganhar leitores e tráfego. Isso se não perder os leitores já conquistados.
loading-FF Quer testar o tempo de carregamento de página do seu blog/site? Vá até o site SpeedTester , digite a URL (endereço) do seu site/blog e o código de confirmação e clique em CHECK. Esse site gerará um pequeno relatório com o tempo de abertura de sua página em conexão discada (56k), ISDN (128k), UMTS, DSL (786k, banda larga normal no Brasil), T1 e T2 (conexões acima de 2 megas).


O ideal é que um blog abra em no máximo 6 segundos em conexão discada.

Mas o quê podemos fazer para que o blog (ou mesmo o site) fique mais rápido, com tempo menor de carregamento de página?
  1. Otimize suas METATAGS:

    Use somente metatags importantes para indexação de seu blog. As realmente necessárias são as Metatag Title (nome do site), Description (descrição do site, é o que vai aparecer nas buscas pelo endereço do seu blog) e Keywords (palavras-chaves).

    Outras metatags importantes são as de verificação do Google e do Yahoo!, e a metatag robots;
  2. Dê fim aos espaços em branco no código seu template:

    Pode parecer loucura, mas os espaços em branco do seu template consomem espaço no arquivo. Retirar os espaços em branco do código podem fazer seu blog/site abrir um pouco mais rápido.


    Se você ainda não é muito confortável com edição de códigos e tem medo de se perder, retire somente as linhas em branco. Deixe o código de seu template sem linhas em branco (sem “pular” linha).
  3. Otimize o código CSS (style) do seu template:

    Além de limpar as linhas em branco, você pode “abreviar” o código de seu template. Nos sites CleanCSS e/ou CSSTweaks você pode otimizar seu código online, bastando copiar e colar o código em um dos sites, e mandar otimizar.

    Há opções para otimização simples - somente abreviatura de parâmetros, bom para iniciantes; otimização normal - deixa cada classe em uma única linha, bom para quem tem boa base em CSS e HTML; e otimização profunda - deixa tudo em uma única linha, se você não tem o costume de ter uma cópia de seus códigos no PC não recomendo, pois esse método torna difícil a localização das classes para edição futura.
  4. Deixe os códigos em javascript em arquivos externos (fora do template):

    Ao invés de ficar adicionando códigos javascript na seção HEAD de seu template, adicione em páginas externas. Isso vai contribuir para que seu blog carregue mais rapidamente.

    Pegue o código javascript e cole no bloco de notas. Salve como “seu-javascript.js” Hospede esse arquivo em uma conta de sites (por exemplo, o GooglePages) e adicione o seguinte código na seção HEAD:

    <script language=”JavaScript” src=”http://seu-site-grátis.com/seu-javascript.js” type=”text/javascript”></script>
  5. Se possível, deixe também o seu CSS em arquivo externo:

    Igualmente ao postado acima, pegue o teu código CSS e cole no bloco de notas. Salve como “seu-estilo.css“. Hospede esse arquivo em seu host free (ou seu googlepages) e adicione o seguinte código na seção HEAD:

    <link rel=”stylesheet” type=”text/css” href=”http://seu-site-grátis.com/seu-estilo.css” />
  6. TABLELESS

    Já ouviu falar em tableless? Se não, preste atenção com carinho: tableless significa não mais usar tabelas para construir um template. Chega de TABLE, TR, TD. Essas tabela geram um enorme espaço em branco no html e fazem qualquer site carregar mais devagar, sem falar que é péssimo para indexação nos sites de busca: as tabelas “separam” o conteúdo.


    Dê sempre preferência ao trabalho com CSS: DIVs e classes não cortam teu conteúdo em pedacinhos, o Google agradece e seu blog fica show de bola.
  7. Diminua os comentários do código de seu template:

    O seu template tem vários comentários do tipo: /**** início do cabeçalho****/, /**** inicio do código do fulano *****/, <!–aqui começa o conteúdo–>, <!– fim do conteúdo–>???

    Se você sabe o que cada código de seu template faz, não são precisos esses comentários certo?

    Apague-os, deixando seu código mais leve.
  8. Use a barra “/” no fim dos diretórios em endereços URL

    Uma dica que parece boba, mas que faz uma enorme diferença, é usar a barra no fim de endereços. http://teublog.blogspot.com/ abre mais rápido do que http://teublog.blogspot.com . Só não adicione a barra se o endereço terminar com extensão .html, .htm, .php, .asp, etc.


    A barra pode e deve ser inserida em endereços absolutos e em endereços que apontem um diretório (pasta). Por exemplo, http://www.site.com/forum/. Essa dica vale tanto para o template como para postagens e sidebars.
  9. Imagens: defina SEMPRE a largura e altura

    Aqui a bronca aos preguiçosos de plantão: inserir uma imagem no seu blog, seja no código ou mesmo nas postagens e widgets, sem os atributos WIDTH e HEIGHT (largura e altura) obriga o navegados a ter que “calcular” essas medidas, deixando o carregamento da página mais lento. Essa dica vale tanto para o template como para postagens e sidebars.

    Defina sempre a largura e altura de suas imagens dentro da tag IMG SRC e veja seu blog carregar mais rápido.
  10. Mais Imagens: Use miniaturas (thumbnails) nas postagens ou diminua o tamanho de arquivo delas

    Usar miniaturas, além de deixar seu blog mais profissional, pode deixar ele mais rápido a seus leitores: Se o seu leitor quiser ver a imagem no tamanho real, basta clicar sobre a miniatura. Tanto o Blogger quanto o WordPress têm suporte ao uso de miniaturas.

    Se você prefere o tamanho normal, então use um programa para diminuir o tamanho de arquivo (procure por “Image Resize programs”), ou otimize para WEB em programas como Photoshop, PSP, GIMP, etc.
  11. NÃO USE FLASH


    Flash é muito bonito de se ver, mas é prá quem entende e não para quem quer. Quem trabalha ou estuda Flash vai saber fazer uma animação ou banner (ou ainda um site todo) bem leve.

    Mas se você é um simples blogueiro como eu, PASSE LONGE das animações em flash: elas deixam o carregamento do blog muito lento.

    Widgets em Flash normalmente também são lentos.

    Se gostar de algum Widget em Flash, teste antes prá saber se ele é pesado ou não. Seus visitantes agradecem.
Há muitos outros jeitos de se deixar um site/blog bem otimizado e leve, mas essas 11 dicas já ajudam muito um blog-carroça a ganhar mais velocidade.
Todavia, não coloque widgets demais no seu blog. Eles deixam de fato qualquer site mais lento. Opte pelos realmente necessários à você e seus visitantes.

Também não abuse de parcerias: É legal ser linkado por todo mundo, mas colocar trezentos botões na barra lateral de seu blog vai deixar sua inicial lenta e seu visitante confuso (se ele não fechar a página antes). Não transforme teu blog em uma “penteadeira”.


OS COMENTÁRIOS AJUDAM MUITO E INCENTIVAM,
PORTANTO NÃO DEIXE DE FAZER O SEU!

Nenhum comentário:

Postar um comentário