Criando Links Exibir/Ocultar textos nas postagens

Olá Pessoal, Eu sou Elionaldo ADM dos blogs DOWNS EP® e AJUDA OK; a pedido dos meus leitores lá do DOWNS EP® tive que fazer uma pesquisa acirrada sobre link, aqueles que abre o resto da postagem sem ter que abrir outra página no blog, e pra falar a verdade, é chato mesmo esse negócio de "LEIA MAIS", "CONTINUE LENDO", "POSTAGEM COMPLETA" como eu coloquei no DOWNS EP® aí vai abrir outra página e acaba se tornando enjoado, não é mesmo?
Bom... encontrei no Ajuda do Blogger  algo tão legal quanto: como ocultar um texto na postagem. É relativamente simples.
Veja o exemplo:

Incentivo do AJUDA OK
Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar. Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso. Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena. Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios. Continue andando e fazendo. O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se você continuar movendo-se para frente. A cada momento intenso e apaixonado que você dedica a seu objetivo, um pouquinho mais você se aproxima dele. Se você pára completamente é muito mais difícil começar tudo de novo. Então continue andando e fazendo. Não desperdice a base que você já construiu. Existe alguma coisa que você pode fazer agora mesmo, hoje, neste exato instante. Pode não ser muito mas vai mantê-lo no jogo.> Vá rápido quando puder. Vá devagar quando for obrigado. Mas, seja, lá o que for, continue. O importante é não parar!!!

Elionaldo

Legal, né?!
Bem...Vamos ao que interessa
e para fazer funcionar no seu blog faça o seguinte:
Primeiro: vá para a guia Modelo e acesse a página Editar HTML. Depois da TAG <head> você deverá colar o seguinte código:
Salve
Agora, na hora de criar um nova postagem, se quiser ocultar um texto, basta digitá-lo entre uma TAG <span> da seguinte forma:

Coloque aqui a parte do TEXTO que ficará exibido
<a href="javascript:expandcollapse('id_TEXTO')">Link que revelará ou ocultará o bloco</a>

<span class="posthidden" id="id_TEXTO">Texto que será ocultado</span>

O segredo desse bloco está no parâmetro class, que formatará o texto com a classe de CSS .posthidden para ocultar o bloco, e o parâmetro id, em que deverá ser indicado o nome do link que fará o bloco ser ocultado ou revelado.


Além do texto que será exibido no link, você deverá editar o parâmetro id com o mesmo nome indicado no bloco (usei o exemplo id_texto). Assim, toda vez que você clicar nesse link o bloco aparecerá ou sumirá.

O mais legal é que, como um blog não deixa de ser uma página de internet como qualquer outra, você também pode colocar os mesmos códigos em seu site que funciona do mesmo jeito.

Agora...Tem um detalhe: 
Tome cuidado com o valor-nome-texto utilizado no parâmetro id. Não se esqueça de que na página do blog, normalmente, são agrupadas várias postagens, aí se você utilizar o mesmo ID em todos os links, cada vez que clicar em apenas um, todos os blocos serão exibidos, ou quando clicar em outra postagem abrirá a primeira. Portanto cada vez que for utilizar essa função em postagens diferentes coloque ID diferentes também
Eu costumo colocar o título da postagem,visto que cada postagem é um título diferente, por exemplo esta postagem é "Criando Links Exibir/Ocultar textos nas postagens" então eu poderia colocar na ID assim:

<a href="javascript:expandcollapse('id_Criando Links Exibir/Ocultar textos nas postagens')">Link que revelará ou ocultará o bloco</a>
<span class="posthidden" id="id_Criando Links Exibir/Ocultar textos nas postagens">Texto que será ocultado</span>

Lembre-se do que o Mestre dos Magos disse: "o destino de um chifre será compartilhado por todos".

Se todos os "chifres" tem o mesmo nome, então todos terão o mesmo destino.

Isso acontece porque o link está chamando uma função com um determinado nome (id). A função varrerá a página e executará o comando para todos os blocos (span)com o mesmo nome... logo, é bom colocar um nome diferente para cada bloco que será ocultado.

Estou usando esse recurso no meu blog e estou gostando muito do resultado.
 Bom pessoal é isso, espero que eu tenha ajudado você com este artigo, e
se tiver alguma dúvida deixe seu comentário que terei prazer em ajudá-los

5 comentários:

  1. Totalmente mau explicado. não compreendir nada. fiz todos os paços e nada teve em resultado

    ResponderExcluir
  2. Caro Jhon.sg...
    Testei agora mesmo seguindo a explicação do blog e funcionou direitinho. Tem certeza que seguiu as instruções mencionadas? qualquer dúvida peça ajuda na cbox, ok? Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. hehehe funciono direitinho no meu blog do blogspor!!! vlw mesmo, já tinha tentado varias coisas e não tinha funcionado... ae testei a sua e ficou ótimo!!! VLW!

    ResponderExcluir