Reticulas no Photoshop para Policromia

E então pessoal, vamos ver hoje como faz reticulas no photoshop, reticulas estas que serão utilizadas para estampas em camisetas (policromias).
Abra a imagem desejada no Photoshop. Para este exemplo usei esta imagem:


Bem, para funcionar você precisa ter a imagem em “CMYK(exportar ela com modo de cor CMYK 30 bits), para isto usei o Corel, mais também poderá ser feito no próprio Photoshop, vá em “Imagem” – “Modo” - ”CMYK“.
Vá em “Window” –  ”Canais“. Observe a setinha que tem do lado superior direito da janelinha de canais, bunitinha não? rsrsrs. Clica nela e logo em seguida na opção “dividir canais“, ou” split channels“.
Observe que isto fará uma divisão da imagem em 4 tons de cinza. Agora você precisa transformar cada uma em bitmap. Vá em “Imagem” – “Modo” – “bitmap“. Deixe a “saída” em 300 mesmo, porém, ajuste o “Metodo” para “haftone screen” ou “tela de meio tom“.

A frequência pode variar entre 32 a 38. Geralmente uso 35. O ângulo você tem que ajustar de acordo com as cores, Eu para não misturar tantos pontinhos, :) uso colocar o nome das cores em cada um. Veja abaixo quais ângulos usar em cada cor:
Ângulos:
Cyan – 15
Black – 45
yellow – 0
magenta – 75
 Na imagem abaixo estou dando o exemplo do preto:
 
 Faça a mesma coisa com as outras cores, porém, seguindo a tabela acima. Você descobrirá qual é qual porque na barra de titulos (em cima das imagens do photoshop vem as iniciais das cores, K para pretro, M para magento, C para ciano e Y para amarelo).
Bem, o preto ficou assim:

Magenta:

Ciano:

Amarelo:

Agora é só imprimir as 4 cores e gravar as telas.

10 comentários:

  1. BOA TARDE
    E COMO FAÇO O FUNDO PARA CAMISAS ESCURAS APROVEITANDO O PRETO DA CAMISA...E QUAL O ANGULO DESSE FUNDO???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,eu posso te ajudar, seriarte.final@gmail.com

      Excluir
    2. manolo tbm preciso de ajuda pra isso

      Excluir
    3. Caramba, ee u trabalho numa serigrafia, e gostaria muito de aprimorar a parte de policromia de bandas de rock, como eu faço policromia em cor escura sem o chapado branco por baixo?! Me ajudem por favor.

      Excluir
  2. Ola Anselmo

    Vc tem que fazer uma base de todo o desenho na cor preta para bater a tinta branca primeiro e nao precisa ter angulo nessa arte, pois o mesmo tem de ser chapado (todo preto).

    ResponderExcluir
  3. Qual o formato eu coloco nos pontos o meu photoshop sempre que eu vou ajustar a frequencia e o angulo ele fica no diamante.

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    muito boa ajuda. Mas infelizmente eu não consigo visualizar as imagens em nenhum navegador e em nenhum computador. Por favor, verifique a hospedagem. Eu quero muito ter como referência as suas dicas. Obrigada e no aguardo

    ResponderExcluir
  5. Idem Lu Viana. Achei muito bem explicado , porém infelizmente não consigo visualizar nenhuma imagem. :(

    ResponderExcluir
  6. Qual fio de tela voce usa para gravar as policromias

    ResponderExcluir
  7. Qual fio de tela voce usa para gravar as policromias

    ResponderExcluir