Pré-escuta – Como usar o fone de ouvido (headphone) no VirtualDJ sem auxílio de controladores

Neste tutorial, explicarei como utilizar os fones de ouvido para monitoração e mixagem. É super fácil e uma vez que você aprenda os controles básicos, com um pouco de prática rapidamente você dominará os processos de monitoração e transição entre músicas sem perder tempo.

Antes de qualquer outra coisa: se você chegou aqui, é porque teve sucesso na configuração da sua pré-escuta. Caso negativo, clique aqui para retornar ao tutorial de configuração e siga os passos necessários até obter sucesso.

Se você usa controladores, este tutorial também é válido caso seu controlador controle o mixer interno do VirtualDJ. A diferença neste caso simplesmente se dará pelo não uso do mouse para ativar os botões do mixer. Porém, se seu controlador trabalha como “external mixer” sua pré escuta será feita como em um mixer comum.

Utilizarei como referência a skin VirtualDJ 6 Pro, a versão 6.0.5 e o language “Português para VirtualDJ 6.0.x”.

Primeiramente, explicarei como usar a saída MASTER do programa. A saída MASTER é ouvida quando você abre o canal do deck respectvo, e volta o crossfader totalmente para o lado que você quer que a pista ouça. Caso você não use crossfader, desabilite-o, mas esteja sempre atento para mandar somente um sinal de áudio por vez para saída MASTER, exceto no momento da transição.

Para executar a transição, você precisa ouvir antes a música que está rolando no outro deck (deck ativo). Você seleciona o deck a ser escutado previamente com o botão “PFL”. “PFL “ significa pré-fade listen ou pré-escuta . Existe um botão “PFL” para cada deck. E quando pressionado, este botão “ativa” o deck, permitindo a você monitorar o áudio do deck 1 ou do deck 2.



Em conjunto com os botões “PFL” também utilizaremos o botão CUE e os botões de HOT CUE para esta tarefa. Os botões CUE e HOT CUE servem para definir os pontos de entrada da sua transição. Para saber melhor como usá-los, leia o manual do programa (faça o download em português aqui)



Após configurado o fone de ouvido conforme tutorial anterior, você tem duas opções:
1 – Apertar o botão “PFL” cada vez que você carregar uma música no deck, para poder ouví-la no fone de ouvido.
2 – No menu de “configurações”, na aba “opções”, localize a opção “fone de ouvido automático”. Nesta caixa existem 3 modos de uso: “sempre”, “desativado” e “ao carregar”. Ao selecionar a opção “ao carregar”, então a cada vez que você carregar um dos decks, o canal do fone irá ser alterado automaticamente para o deck carregado, permitindo a você monitorar este deck rapidamente.



Sugiro que você faça testes para definir o melhor modo de utilização.

Bom, neste momento você já deve ter seus fones configurados e uma música tocando neles. Muito bom!

Você já deve ter percebido também que a monitoração é individual. Você só ouve uma música de cada vez. Então, como fazer pra comparar as duas músicas e equiparar seus BPM’s?

Isso é o macete mais velho do DJ. Basta retirar o fone de um dos ouvidos, para permitir que você ouça a saída MASTER ao mesmo tempo que no outro ouvido, está rolando a música no deck selecionado para pré-escuta. Feita a equiparação, basta remover totalmente o fone dos ouvidos e realizar a transição ouvindo somente a saída MASTER.

* NOTA 1 - Em algumas skins, não temos botão “PFL”. Ao invés dele, basta localizar o botão com o número do deck e clicar sobre ele.



* NOTA 2 – Em algumas skins, no topo existe um pequeno deslizante chamado “CUE/MIX”. Este deslizante serve para definir o que se ouve na saída de FONE DE OUVIDO. Ele é muito útil pois permite que se ouça tanto o deck selecionado quanto a saída MASTER de uma só vez, no fone de ouvido, deixando o deslizante na posição central. Isso permite uma melhor comparação e ajuste das faixas para mixagem. E durante a transição, pode mover o deslizante totalmente para o lado MIX, então você estará ouvindo a saída MASTER e poderá melhorar sua transição.



O deslizante “CUE/MIX” pode ser origem de alguns problemas para usuários inexperientes. Quando o mesmo está na posição central, você ouve o som das saídas Master e Headphones ao mesmo tempo no fone. Isso significa que se você estiver com o crossfader principal do mixer virado para deck A e o botão “PFL” do deck B apertado (deck B ativo), você ouvirá os dois decks ao mesmo tempo no seu fone. Isso é uma situação normal, mas já vi muito desavisado cair de gaiato pensando que o programa parou de funcionar bem por causa deste comportamento que citei.
 
Adaptação do guia do DJ Blulite.
Acesse o original clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário